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Quem é que ao adentrar uma recepção não se deparou com um organograma.

O organograma da empresa é a apresentação gráfica que represente a planta da organização: níveis hierárquicos desde a presidência às áreas funcionais, que ilustre cada departamento da empresa com suas tarefas e seus respectivos responsáveis, superiores e subordinados.

O principal objetivo do organograma é fazer com que tanto as pessoas de dentro, como as de fora da empresa, entendam, de maneira clara, como as pessoas e atividades se relacionam dentro da empresa.

Para que o organograma não seja somente uma peça decorativa sem funcionalidade, é necessário que as pessoas envolvidas sejam educadas para desempenhar de forma assertiva suas atribuições de cargo.

Quando se estabelece o quadro hierárquico, define-se claramente quais são as funções, a descrição de atribuições de cargos e salários, alinhamos assim as responsabilidades de cada um dentro de uma organização. Quando se define o que organização espera dela e quanto está disposta a oferecer pelo serviço prestado.

Se o colaborador não tem a clareza do cargo, não sabe o que se espera dele nem tem definido a política de salário e benefícios oferecidos, fica suscetível a propostas oferecidas pelo mercado. Com certeza, outra empresa comprará o passe desse colaborador.

Comprando passe do seu colaborador você não consegue estabilizar a gestão existentes dentro das organizações.

Construir um organograma, definir claramente as funções, e fazer uma pesquisa salarial fazendo isso você começa a ter mais produtividade, mais assertividade e mais desempenho para todo.

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