Entrevista como o Gerente da Alpa Agricola


Instalada no perímetro irrigado do Projeto Jaíba desde 2016 e com investimentos que superam os 10 milhões de reais, em infra estrutura, plantio e na aplicação de tecnologia de ponta, a Alpa Agrícola se destaca pela qualidade e pelo recorde na produção de uvas.

Atualmente, a área produtiva é de 30 hectares, sendo 25 de uva da variedade Niágara e 05 de Vitória (sem sementes), que produzem 960 toneladas por safra, com média 32 toneladas por hectares, superando em 78% a média nacional, que são de 18 toneladas.

Sidney Scharmone, gerente geral e agrónomo, explica os motivos pelo qual ensaiavam pela certificação da uva.

Explica que o desejo em tornar-se certificados já existia, mas como em anos anteriores existiam poucas empresas certificadoras, aguardaram a formação de um grupo para que pudessem aderir.

Entende a certificação como uma organização de todas as tarefas e todos os serviços dentro da propriedade. Quando se organiza as atividades, os próprios funcionários começam a comprar a ideia .de se organizar, de usar adequadamente os EPIs , de realizar o todo o trabalho da melhor forma possível. Tudo isso, faz com que se tenha o produto de qualidade e o leve à mesa do consumidor com excelência.

A Alpa entende a necessidade de formação e investe na capacitação do funcionário. Hoje todo funcionário, quando ingressa na empresa, recebe o treinamento para executar as funções designadas. Assim é visado o melhor para o funcionário no quesito segurança e para respaldo da própria empresa. O colaborador, assume suas funções sabendo exatamente o que a empresa espera dele.

A Alpa deseja que o funcionário se sinta bem na empresa. Sentindo-se bem, o funcionário vai produzir mais e com qualidade.

Com relação a questão ambiental, todos as medidas são tomadas: cuidados com a preservação ambiental, com os animais, o cuidado nodirecionamento correto a seus resíduos e cuidados no manejo. Tudo isso, para garantir segurança alimentar de seus produtos aos consumidores.

Quando questionado sobre a consciência do consumidor quanto a diferenciação de produtos certificados de produtos não certificados, Sidney Scharmone diz que é preciso evoluir. As pessoas estão começando a dar importância ao tema.aevoluir. As pessoas estão começando a dar a devida importância. Muitos ainda não conseguem identificar o que é um produto orgânico. Vêem o rotulo do produto e acham que é orgânico, e muitas vezes o produto não é. É preciso conhecimento,mais informações ao consumidor para que ele assim entenda o que implica a certificação.

A intenção é mostrar ao consumidor que detrás de uma certificação existe a preocupação com o meio ambiente, responsabilidade social e trabalhista. Não há crime.

As propriedades produtoras são auditadas todos os anos por um organismo internacional que checa toda a documentação minuciosamente, avaliando rigorosamente se existe trabalho escravo, se estão sendo usados produtos permitidos, item a item das obrigações dos protocolos internacionais com o intuito de levar um produto de excelência e certificado ao consumidor.

A preferência de produto certificado é sinonimo de sustentabilidade.

Sustentabilidade é sinonimo de continuidade: socialmente correto e economicamente viável - garante o funcionamento da empresa.

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