Economia Familiar: A Certificação Para Pequenos Produtores



O conceito de economia familiar é recente no Brasil. Antes disso, falava-se em pequena produção, fosse ela uma unidade produtiva urbana ou rural.

O conhecimento sobre a implantação da certificação chega a todos os empreendedores e principalmente ao pequeno empreendedor que busca aprimoramento nos seus serviços e produtos.

Em linhas gerais, hoje, entende-se por economia familiar, um empreendimento com duas características principais: gestão ou administração familiar e trabalho predominantemente familiar.

E a Certificação não é um "bicho de sete cabeças”. Está ao alcance de todos.

Quando se pensa em certificação, logo vem à lembrança a palavra "custos". Aí encontra-se o principal desafios:

· Custo de fazer alterações estruturais como o deposito de defensivo;

· Custo na aquisição de EPIs - equipamentos de proteção individual de trabalho que garante a redução de qualquer tipo de ameaça ou risco o trabalhador;

· Custo com treinamentos e capacitação do pessoal;

A modernidade tão assustadora. Traz consigo a necessidade de mudanças. Novas tecnologias que vem ao nosso encontro, devem ser vistas como recursos de crescimento e usadas a nosso favor.

Como exemplo, temos o smartphone. O smartphone oferece a mesma funcionalidade do "antigo celular", combinado a recursos de computadores pessoais, com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas aplicativos executados pelo seu sistema operacional.

A modernidade também chegou aos pequenos produtores. A maneira de produzir já não é mais a mesma. O produtor está atento as necessidades de mercado não desanimando diante desse "novo quadro". Sente que precisa inovar. Esse é o perfil do "empreendedor".

É necessário ter as informações básicas:

· Caderno de campo: onde é anotado tudo o que foi realizado: o que foi aplicado, quem e quando se aplicou, se houve o manejo integrado de praga e doenças e se existe uma assistência agronômica de qualidade;

Pontos e questões que ajudam o empreendedor a diminuir os custos e aumentar a produtividade.

Para os interessados em ter acesso a mais informações e esclarecimentos sobre Certificação dos pequenos produtores, encontra-se disponível em vídeo: edição especial Globo Rural, a explanação do Consultor empresarial e com mais de 20 anos de experiência na área de consultoria em certificação: Márcio Mitidieri .

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo