Devo Registrar Todo Manejo Realizado na Propriedade?



Os agricultores, que sempre estão em busca de estímulos para otimizar a produção e resultados da lavoura, sabem que a condição nutricional das plantas é fundamental para que a safra tenha um bom andamento.

Como exemplo de estímulos que potencializam o crescimento das plantas, temos a adaptação da cultura ao clima local, manejo integrado de pragas através de defensivos agrícolas para não prejudicar o progresso das plantas e os fertilizantes.

Defensivos agrícolas, de acordo com a definição do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, são:

"produtos ou agentes de processos físicos, químicos ou biológicos utilizados na produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagem e proteção de florestas (…) visando alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos.”

Embora esses produtos sejam de fácil aplicabilidade e apresentem ótimos resultados, o seu emprego contínuo e, na maioria das vezes, de forma equivocada tem acarretado impactos negativos para o homem, animais e ambiente. No entanto, quando estes são aplicados na agricultura, seguindo todas as normas de uso e os cuidados que lhes são peculiares torna-se um importante aliado como método de controle, em especial no contexto do manejo integrado de praga.

Não significa apenas fazer uso dos defensivos em sua propriedade. É fundamental registrá-los de forma correta e como proceder?

O registro é realizado por meio de formulários, sistemas e programas específicos ou até mesmo em planilhas. A forma escolhida de modelo de registro não altera os dados a serem inseridos e acompanhados:

· Nome do operador;

· Princípio Ativo;

· Nome do Produto;

· O maquinário utilizado e sua regulagem;

· O alvo.

O registro visa o monitoramento de todo o processo desde a lavoura, o produto e sua procedência, sua aplicabilidade, os mecanismos usados e seus resultados.

0 visualização

MÁRCIO MITIDIERI

 

+55 35 98875-3840

marcio@agrogenius.com.br

De Segunda-feira à Sexta-feira
das 8:00 às 17:00

Rua Santana, 170, centro,

Três Pontas, Minas Gerais

Erick Araujo Mitidieri

Rua Santana 170, centro TrÊS Pontas MG

​100.276.896-97

O livro em pré -venda começará as entreas a partir do dia 24/11/2020​

REDES SOCIAIS

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram

© 2020 por Mitidieri Comunicações